Order:
  1.  4
    O Legado Do Marxismo No Século 20: Entre a Tradição e a Crítica.Douglas Rafael Dias Martins - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (39):135-151.
    O presente artigo busca analisar e compreender o legado deixado por uma das correntes políticas e intelectuais mais influentes do século 20, o marxismo. Em meio a um contexto histórico de crise do capitalismo, e do marxismo, tendo este perdido influência enquanto orientação política nos partidos e movimentos políticos contemporâneos, bem como nas ciências humanas e sociais, principalmente, buscamos reconstruir alguns aspectos que permitem compreender algumas particularidades e limites dessa corrente no século passado. Ainda, em meio a compreensão do desenvolvimento (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  8
    Os Manuscritos de 1844 de Karl Marx e a retomada da economia política no pensamento pós-hegeliano.Douglas Rafael Dias Martins - 2020 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 26 (1):301-329.
    Nosso artigo visa um estudo sobre os cadernos intitulados como “Manuscritos econômico-filosóficos” de Karl Marx, do ano de 1844, tendo em vista a posição privilegiada que o texto ocupa no desenvolvimento do pensamento do autor. Do mesmo modo, os manuscritos guardam os primeiros estudos teóricos da economia política de um jovem Marx e seu pensamento precoce – anterior àquele de “O capital” –, ao mesmo tempo que também representou o aprimoramento das “armas da crítica” pela “crítica das armas” contra os (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  12
    O novo materialismo e a crítica da atividade científica de Marx a partir das Teses ad Feuerbach.Douglas Rafael Dias Martins - 2020 - Investigação Filosófica 10 (2):71.
    O presente artigo visa tratar do “novo materialismo” na filosofia de Karl Marx após 1845, com a produção das chamadas _Teses ad Feuerbach_. Nesse sentido, buscaremos expor essa nova concepção filosófica através da reformulação da relação sujeito-objeto levada a cabo por Marx, que levou o autor a uma noção crítica de ciência, distinta daquela que vigorava no pensamento europeu e posteriormente caracterizada como tradicional, bem como da crítica da metafísica da economia política. A partir dessas críticas, a concepção marxiana se (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark